DESTAQUES, NOTÍCIAS

Mike Portnoy fala sobre seu retorno ao DREAM THEATER: “A quantidade de amor e acolhimento foi impressionante”

O baterista do Dream Theater, Mike Portnoy, e o guitarrista John Petrucci participaram recentemente do Coffee With Ola, a série do YouTube apresentada pelo guitarrista sueco e fundador da Solar Guitars, Ola Englund. Durante a conversa, a dupla compartilhou detalhes sobre o retorno de Portnoy à banda após 13 anos, o processo criativo deles e o próximo álbum, Parasomnia.

Falando sobre a reunião, Portnoy comentou (em transcrição do Blabbermouth):

“É incrível. Quero dizer, é engraçado porque, para o mundo, eles estão começando a ver a reunião agora, mas já estamos juntos há um ano nos bastidores. Então, já faz mais de um ano que estamos juntos trabalhando no novo álbum. Só agora, nas últimas semanas, com o início da turnê europeia de 40 anos e com o lançamento do primeiro videoclipe [do novo álbum do Dream Theater], é que as pessoas estão nos vendo juntos novamente. Mas, para nós, isso já é história antiga… Apesar disso, é muito empolgante. Dá pra sentir a energia, o amor e as emoções em cada show.”

Portnoy descreveu o calor impressionante dos fãs e a camaradagem dentro da banda, destacando as conexões profundas criadas ao longo das décadas:

“E todas as noites, o James [LaBrie] me dá as boas-vindas de volta no palco. Tem sido algo incrível, a quantidade de amor e o acolhimento de todos. É muito especial.”

O retorno também trouxe músicas novas, como o primeiro single, Night Terror, que reflete a sinergia renovada do grupo. Petrucci explicou:

“Houve algumas discussões sobre qual seria o single de estreia, e ‘Night Terror’ foi a primeira música que escrevemos juntos. Quando nos reunimos, isso foi o que surgiu. Talvez existam músicas que sejam mais imediatas para o público geral, mas para nós, era importante que a primeira coisa que as pessoas ouvissem fosse: ‘Olha, isso é o Dream Theater. Essa foi a primeira coisa que criamos juntos. Isso identifica tudo o que os fãs amam na banda e destaca o Mike.’ Sempre disse que aquela virada de bateria antes do riff de guitarra que o Mike faz é como se ele dissesse: ‘Estou de volta.’ [Risos] ‘Caso vocês tenham sentido minha falta.’ E acho que ele fez isso em uma única tomada. Foi como: ‘Sim, é isso. Essa é a marca registrada.'”


Sobre o processo criativo, Portnoy comentou a naturalidade de trabalhar com a banda novamente:

“Estar de volta com esses caras é muito especial. Parece uma família… Eu, o John [Petrucci] e o [baixista do Dream Theater] John Myung estamos tocando juntos há quase 40 anos. Formamos a banda quando éramos adolescentes e nos conhecemos no primeiro mês de faculdade. Então, para nós, isso vai muito além de apenas tocar juntos. Passamos por toda a vida juntos. Conhecemos nossas esposas na mesma época, nossas esposas tocaram em uma banda juntas, nossas famílias cresceram ao mesmo tempo… Fomos aos funerais dos pais e irmãos uns dos outros. Então, vivemos todas essas experiências juntos. Isso vai além da música para nós.

Mesmo assim, pelo menos para mim, parece que o tempo não passou. Não parece que foram 13 anos. Quando começamos a compor juntos, foi tudo muito natural e fresco. ‘Night Terror’ foi a primeira coisa que trabalhamos, e surgiu de forma tão espontânea. Não foi preciso pensar muito. Foi como: ‘Ok, estamos exatamente onde paramos.'”

Petrucci também falou sobre a conexão musical da banda, descrevendo-a como uma linguagem não verbal:

“É difícil explicar. Quem já tocou em bandas com amigos entende: você quase tem uma linguagem não verbal. Alguém toca algo, e eu sei o que ele quer dizer com aquilo e respondo, e vice-versa. Então, as músicas se desenvolveram de maneira imediata e orgânica. Foi incrível.”

Sobre o álbum Parasomnia, o 16º da banda, com lançamento previsto para 7 de fevereiro de 2025, Petrucci revelou a inspiração temática, explicando que ele aborda os diversos distúrbios do sono. Ele comparou o disco ao álbum de 2002, Six Degrees of Inner Turbulence:

“Sem revelar muito, porque gostamos de manter o mistério, acho que já foi dito que o álbum se chama ‘Parasomnia’. Para quem não sabe, isso engloba uma ampla gama de distúrbios do sono, desde ronco até coisas mais assustadoras, como sonambulismo, terrores noturnos, falsos despertares e outras situações que podem ser bem assustadoras para quem passa por isso.

De uma forma parecida com o que ‘Six Degrees of Inner Turbulence’ fez ao explorar os desafios da saúde mental, Parasomnia é a versão sobre distúrbios do sono, mas ao longo de um álbum inteiro, em vez de apenas uma música.”

Adquira o relançamento do clássico Images And Words, junto a uma infinidade de títulos disponíveis, além de bonés, camisetas e acessórios, clicando aqui! 

FONTE: METAL INJECTION

Compartilhe!

Veja Também!