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Tony Iommi nomeia os riffs do Black Sabbath que ele sabia serem excepcionais

Em uma entrevista recente no Loudwire Nights, o guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi, refletiu sobre os riffs que ele instintivamente sabia que eram excepcionais desde o momento em que os criou.

“Bem, sem querer parecer arrogante, houve alguns,” ele admitiu, rindo.

Iommi relembrou a experiência de escrever o riff de Black Sabbath, descrevendo-o como instantaneamente especial devido à sua vibe e sensação únicas, que o diferenciavam de tudo o que se ouvia na época:

“Quando fizemos o riff de ‘Black Sabbath’, imediatamente eu soube – ele simplesmente tinha essa vibe e uma sensação, e era algo tão diferente naquela época que você nunca tinha ouvido esse tipo de coisa antes. E eu não sei como tudo aconteceu. Simplesmente saiu. E esse foi o padrão para aquele álbum. Depois que fizemos ‘Wicked World’ e ‘Black Sabbath’, o resto fluiu.”

Iommi também mencionou outros riffs que tinham um significado significativo para ele.

“Into The Void” se destacou, em parte porque era um favorito de Eddie Van Halen, que frequentemente o solicitava: “O mesmo com ‘Sabbath Bloody Sabbath’. E também ‘Into The Void’. Esse era um riff que eu realmente gostava, e era o favorito do Eddie Van Halen, para ser honesto, ‘Into The Void’. Ele sempre dizia, ‘Oh, toque ‘Into The Void’.’ Então foi ótimo ouvir isso. Então há alguns que meio que – para mim, ‘Iron Man’. Oh, há muitos que realmente significavam algo. Bem, todos eles significavam algo, mas são os que se destacaram inicialmente.”

O entrevistador Chuck Armstrong destacou a importância das primeiras três notas de Black Sabbath, conhecidas como “O intervalo do Diabo.” Iommi concordou, observando que esse som distintivo despertou muita atenção, especialmente de grupos religiosos e satanistas nos primeiros dias.

“Isso abriu uma verdadeira lata de vermes para nós, é claro. Você nomeia, eles vinham para o show e, ai ai. Recebemos muitas críticas da igreja e dos satanistas e Deus sabe mais o quê nos primeiros dias.”

Quando perguntado sobre arrependimentos em relação às implicações religiosas de sua música, Iommi afirmou que isso atraiu muita atenção, o que ele via de forma positiva. Ele inicialmente não associava a música a conotações religiosas, mas era atraído pelo som, o que naturalmente levou à melodia de Ozzy Osbourne e às letras de Geezer Butler, culminando em um som que parecia certo para a banda.

“Certamente trouxe a atenção de todos para isso. Então acho que foi ótimo. Fizemos isso. Era algo muito diferente. Eu nem percebi – nem pensei nisso como algo assim. Simplesmente me atraiu quando toquei. E gostamos disso. E então Ozzy veio com essa linha melódica, e Geezer escreveu as letras para ela, então tudo se encaixou e parecia certo. E essa foi nossa estreia, realmente.

Refletindo sobre a era antes da MTV e da Internet, Iommi comentou sobre a importância das apresentações ao vivo e do boca a boca para construir sua reputação. Ele especulou como as coisas poderiam ter sido diferentes com a tecnologia moderna, mas reconheceu que na época deles, se apresentar fisicamente e ganhar reconhecimento por meio de shows ao vivo era crucial.

“Claro, naquela época, não havia MTV e todas essas coisas, e nem Internet. Era boca a boca, então você realmente tinha que ir tocar nesses lugares e construir uma reputação – seja uma boa reputação ou uma ruim, de qualquer maneira – mas você tinha que fisicamente… Se fosse Internet naquela época, quem sabe o que teria acontecido? Ou MTV.”

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FONTE: METAL INJECTION

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