A organização do Summer Breeze Brasil divulgou em novembro do ano passado o line-up completo de sua edição 2024, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de abril, no Memorial da America Latina, sem São Paulo. Abaixo você confere o cartaz completo e um resumo das novas bandas confirmadas:
Mercyful Fate: há 40 anos, o Mercyful Fate mudou os rumos do heavy metal ao lançar o álbum de estreia, “Melissa”, que se tornou um clássico do estilo. Àquela altura, a banda dinamarquesa já tinha lançado o EP homônimo, também conhecido como “Nuns Have No Fun”, em setembro de 1982. O som distintivo praticado por King Diamond (vocal), Hank Shermann e Michael Denner (guitarras), Timi “Grabber” Hansen (baixo) e Kim Ruzz (bateria) vinha com vocais versáteis, incluindo agudos e falsetes, guitarras bem trabalhadas e uma temática voltada ao ocultismo, satanismo e histórias de horror.
O segundo álbum, “Don’t Break The Oath” (1984) também se tornou um clássico do heavy metal. Devido às letras e à estética satânica, o álbum gerou controvérsia e atraiu a atenção de grupos religiosos e conservadores na época. Então, o Mercyful Fate realizou, em 11 de abril de 1985, aquele que ficou marcado como seu último show com a formação original. King Diamond criou outra banda e partiu para a carreira solo, que obteve sucesso.
A banda retornou em julho de 1992 e, desde então, lançou “In the Shadows” (1993), “Time” (1994), “Into the Unknown” (1996), “Dead Again” (1998) e “9” (1999). Em seus shows, o Mercyful Fate apresenta um cenário de palco com uma atmosfera sombria e misteriosa, com altares de rituais, velas, tochas, pirotecnia, estátuas, cruzes invertidas, símbolos ocultos, como pentagramas, decorações góticas com arcos, vitrais e outros detalhes arquitetônicos. Além disso, King Diamond também é famoso por sua maquiagem e seus figurinos teatrais, além do “microfone de osso”. Sendo assim, a performance completa, visual e sonora, do Mercyful Fate no Summer Breeze Open Air Brasil será uma experiência inesquecível, um “must-see”.
Dark Tranquillity: banda sueca, atualmente formada por Mikael Stanne (vocal), Johan Reinholdz e Joey Concepcion (guitarras), Christian Jansson (baixo), Joakim Strandberg Nilsson (bateria) e Martin Brändström (teclado), ostenta o título de precursora do chamado “Gothenburg Sound”, que veio a ser conhecido mundialmente por death metal melódico. Formada em 1989 por Mikael Stanne e Niklas Sundin sob o nome Septic Broiler, posteriormente passou a contar com Anders Fridén (vocal, futuro In Flames), Anders Jivarp e Martin Henriksson.
Em 1993, o Dark Tranquillity lançou seu disco de estreia, “Skydancer”, seguido por “The Gallery” em 1995, que é considerado um dos marcos do death metal melódico. Desde então, os suecos vêm numa boa crescente, tendo o ápice quando assinaram com a Century Media e lançaram “Projector” (1999) e “Heaven” (2000), que mostrou um novo rumo com a adição das partes de vocais limpos e elementos eletrônicos.
A banda continuou a evoluir, incorporando elementos góticos e atmosféricos em seu som, ao mesmo tempo em que mantinha a agressividade característica do death metal. De qualquer maneira, retornou mais às raízes com “Damage Done” (2002) e continuou sua trilha com “Character” (2005), “Fiction” (2007), “We Are the Void” (2010), “Construct” (2013), “Atoma” (2016) e “Moment” (2020).
Dino Jelusić: fundador, compositor e vocalista da banda de hard rock Animal Drive, o cantor e músico croata ganhou reconhecimento ao vencer o concurso “Dječji Festival” (2003). Jelusić lançou seu álbum solo de estreia, “No. 1”, em 2003, e uma versão em inglês em 2004. No mesmo ano, se tornou o mais jovem indicado ao prêmio de música croata Porin.
Dino cresceu ouvindo bandas como King’s X, Whitesnake, Dream Theater e Toto, entre outras, e decidiu direcionar sua música para o hard rock e o metal. O álbum solo “Living My Own Life” foi lançado em agosto de 2011. Entre 2012 e 2013, ele foi contratado para participar de um projeto internacional na África do Sul chamado Synkropation. Em 2014, ficou em segundo lugar no festival internacional Slavianski Bazaar em Vitebsk, Bielorrússia.
Além de trabalhar em vários projetos de hard rock e metal, Jelusić tornou-se membro permanente do Trans-Siberian Orchestra desde 2016. Ele também colaborou com músicos renomados como Gus G., Mike Mangini, George Lynch, Will Hunt, Michael Romeo, Jeff Scott Soto, Joel Hoekstra e outros. Dino obteve seu mestrado na Academia de Música da Universidade de Zagreb em 2020. Então, em julho do ano seguinte, David Coverdale anunciou que Jelusić se tornara um novo membro do Whitesnake.
O festival ainda terá um dos nomes mais requisitadas pelo público, a banda holandesa de metal sinfônico Epica, que recentemente lançou o álbum ao vivo intitulado Live At The AFAS Live, que foi gravado em Amsterdã, na Holanda. Além deles e das outras bandas previamente anunciadas.
OUTROS NOMES ANUNCIADOS
Amorphis
Angra
About2Crash
Anthrax
Avatar
AXTY
Alchemia
Biohazard
Black Stone Cherry
Battle Beast
Carcass
Cultura Tres
Clash Bulldog’s
Death Angel
Dr. Sin
Eclipse
Exodus
Edu Falaschi
Eminence
Electric Mob
Forbidden
Gamma Ray
Hammerfall
Hellish War
In Extremo
Jeff Scott Soto
Jelusick
John Wayne
Killswitch Engage
Korzus
Kryour
Lacuna Coil
Massacration
Mr. Big
Minipony
Nestor
Nervosa
Nite Stinger
Overkill
Rage In My Eyes
Ratos de Porão
Sebastian Bach
Spektra
Sinistra
Sioux 66
The 69 Eyes
The Night Flight Orchestra
The Troops of Doom
Torture Squad
Tygers of Pan Tang
Within Temptation
Zumbis do Espaço
Os ingressos estão disponíveis de forma online, através do Clube do Ingresso.
Mais informações em: www.clubedoingresso.com/evento/summerbreeze2024
Mais sobre o festival: https://linktr.ee/summerbreezebrasil
Outras informações em: www.summerbreezebrasil.com
Siga @summerbreeze.brasil