Recentemente, o Pestilence anunciou Levels Of Perception, uma coletânea que trará os maiores sucessos do grupo em versões repaginadas. Porém, os holandeses receberam inúmeras críticas sobre a arte feita por inteligência artificial (IA). O que já era ruim por si só, mas então a banda escolheu defender a decisão trazendo argumentos não lá muito convincentes.
O vocalista Patrick Mameli, foi as redes para esclarecer a situação e anunciar uma nova arte, dessa vez, não gerada por IA.:
“Primeiramente, deixe-me ser absolutamente claro sobre o fato de que tanto a banda quanto a gravadora ainda amam [a capa de IA]. Além disso, o artista que criou essa arte não deixou o computador gerar essa imagem. Ele usou vários métodos para chegar a esse resultado. Então não é apenas IA no sentido real.
Mas o ponto que estou querendo chegar é: não vou arriscar todo o trabalho que colocamos neste lançamento apenas para lhes empurrar a capa. Nós nos importamos muito com nossos fãs e não queremos que este produto não seja um sucesso apenas porque queremos impor nossas ideias sobre IA. Sempre estivemos na vanguarda de eventos revolucionários na cena do death metal, seja na música ou, neste caso, na capa.
Talvez o momento não seja o ideal agora, então escolhemos o meio termo. Isso deveria deixar as pessoas mais receptivas a este monstruoso lançamento que planejamos para vocês.“
Algumas semanas atrás, as dicussões sobre o uso da inteligência artificial nas capas de disco também vieram a tona quando Deicide e Kerry King divulgaram as artes que estamparão respectivamente os discos,Banished By Sin (previsto para abril) e From Hell I Rise (previsto para maio), cuja semelhança entre ambas é gritante. A arte de King, foi feita pelo brasileiro Marcelo Vasco, já a do Deicide rumores apontam que fora de fato, gerada por Inteligência Artificial…
Na ativa desde os idos de 1986, o Pestilence cravou o prórprio nome na cena do Death Metal Progressivo, atuando ao lado de grupos como o Death, Cynic e o Atheist. O disco mais recente do grupo, Exitivm fora lançado em 2021. Em 2023, a banda remasterizou e ralançou boa parte dos clássicos que compõem a própria discografia, anunciando logo em seguida que trabalha em um novo álbum de nome Portals.
E você amigo leitor, é contra ou a favor do uso da Inteligência Artificial ?
Adquira o poderoso Consuming Impulse, segundo disco do Pestilence em uma versão dupla repleta de extras e versões ao vivo, clicando aqui!