DESTAQUES, NOTÍCIAS

Rob Halford relembra o chocante julgamento contra o Judas Priest nos anos 1990.

A história do Heavy Metal está cheia de momentos em que foi mal compreendido e demonizado, especialmente durante os primeiros anos. Isso frequentemente resultava em pânicos morais e em culpar o metal por atos violentos.

Um dos casos mais notáveis foi após o tiroteio na escola Columbine em 1999, quando Marilyn Manson enfrentou uma intensa investigação devido aos atiradores supostamente serem fãs de sua música. No entanto, ainda mais cedo, nos anos 1990, o Judas Priest se viu em uma situação semelhante.

Em 1990, o grupo foi processado após um incidente trágico envolvendo dois jovens, Raymond Belknap e James Vance, que fizeram um pacto de suicídio. Belknap morreu e Vance sobreviveu, mas com graves ferimentos. O processo alegava que uma mensagem subliminar na música da banda de 1978 Better By You, Better Than Me os teria levado a tomar tais medidas drásticas. Essa música originalmente era do Spooky Tooth em 1969.

O vocalista Rob Halford relembrou o julgamento em uma entrevista à Record Collector (transcrita pela Guitar.com), destacando-o como um período de grande problema para a banda. Halford expressou profunda simpatia pelas vítimas, reconhecendo a tragédia de sua situação. Ele questionou a lógica por trás das acusações, apontando o absurdo de uma banda incorporar mensagens subliminares prejudiciais em sua música.

“Eu odiaria que alguém passasse pelo processo que passamos”, disse Halford, “porque no coração desse assunto estavam esses dois rapazes bonitos que perderam suas vidas, sabe, e eles amavam metal e amavam o Priest. Mas ainda é uma história interessante para se falar porque trata de ter disfunção na sua família e seus filhos estarem tão infelizes. E você sabe, você pode se divertir muito com o metal, mas ao mesmo tempo, você pode beber um pouco demais e talvez mais o que quer que seja, e isso cria um lugar terrível. Ainda sinto que o que aconteceu com esses meninos foi uma tragédia horrível, horrível.

Por que uma banda diria aos seus fãs para se matarem? Seria melhor esconder mensagens como ‘Compre mais discos do Priest’ ou ‘Compre mais camisetas’, não seria?” Refletiu Halford. “Mas essa é a insanidade disso. Você pensa, como na terra de Deus algo tão ridículo pode ganhar tanta tração que esses rapazes tiveram que vir todos os caminhos da Inglaterra e sentar em um tribunal em Nevada e se defender – e não só nós mesmos, mas nossa música e o selo e nossos fãs.”

A banda eventualmente venceu o caso, com o juiz determinando que quaisquer supostas mensagens subliminares não foram responsáveis pelos suicídios. No entanto, o processo custou aproximadamente US$ 250.000 em honorários advocatícios para o Judas Priest.

Halford também ponderou as potenciais implicações para a indústria da música se a decisão tivesse sido contrária a eles, sugerindo que poderia ter levado a avisos generalizados sobre mensagens subliminares em transmissões musicais. Ele observou que, embora o caso fosse extremo, tais medos e acusações contra a música metal não são totalmente surpreendentes mesmo hoje em dia.

“Se o juiz tivesse decidido completamente a favor da acusação, todo o inferno teria se soltado. Toda vez que uma estação de rádio tocasse uma música, eles teriam que dizer: ‘Nós nos isentamos de possíveis mensagens subliminares no programa de hoje.’ Mas se isso acontecesse novamente amanhã, eu não ficaria nem um pouco surpreso.”

Este incidente, entre outros, destaca o tema mais amplo do Heavy Metal frequentemente ser usado como bode expiatório para questões e tragédias sociais mais amplas, refletindo uma profunda incompreensão e medo do gênero por alguns segmentos da sociedade.

Adquira grandes clássicos do Judas Priest, junto a uma infinidade de títulos disponíveis, além de bonés, camisetas e acessórios, clicando aqui!

FONTE: METAL INJECTION

Compartilhe!

Veja Também!