DESTAQUES, NOTÍCIAS

Os melhores discos do Underground Brasileiro 2022

Este ano foi pra lá de petrolífero nesta minha caminhada pela nossa vasta cena de bandas brasileiras.

E como de praxe, cresci vendo inúmeros sites e canais especializados fazerem as próprias listas de melhores do ano. Por isso em um ano onde resenhei inúmeros discos (acredite, só no mês de agosto eu resenhei sete) tanto pelo O Subsolo quanto aqui na Extreme Sound Records, resolvi criar então a minha lista de indicações.

Mas, indo um pouco contra a maré e tendo em vista a quantidade exorbitante de lançamentos quase que diários que a nossa cena expele, resolvi acrescentar alguns trabalhos que não foram lançados este ano, mas que os conheci apenas em 2022.

Abaixo você confere essas indicações, encontrando ainda os links para as resenhas de cada uma delas e clicando no título de cada banda você será direcionado para a página de cada álbum para adquiri-lo. Lembrando que a lista e as posições de cada banda não são qualitativas (ou seja, o primeiro lugar não é  melhor do que o último) mas sim por ordem de recordação.

Um ótimo final de ano a todos, obrigado por acompanhar todo o trabalho que desenvolvo para o site e boas audições. Stay Heavy!

#05 Ecos do Atlântico – Hereticae (2020)

Letras em português e uma atmosfera ambientada no tempo onde os colonizadores escravizavam os povos indígenas que habitavam essa nossa tão amada terra, hoje chamada Brasil. Essa é a máxima de Ecos do Atlântico, trabalho de estreia do Hereticae, grupo oriundo de Londrina, Paraná. Lançado oficialmente em 2020, este disco é excelente, mesclando a fúria tempestuosa do Black Metal, com direito a momentos de uma melancolia e melodia passageira.

Confira a resenha completa aqui!

#04 In The Entrails of My Mind – Low Levels of Serotonin (2022)

Outro grande trabalho consegue realizar um contraste interessantíssimo entre o peso fúnebre do Doom Metal com imersivas e belas linhas melódicas. Adentre sem medo a este verdadeiro vórtex sonoro que é o segundo registro do projeto encabeçado pelo guitarrista William Gonçalves (Desdominus). O disco conta ainda com participações de Guilherme Malosso (Motherwood) e Douglas Martins (Deep Memories).

Confira a resenha completa aqui!

#03 The Last Acacia – Acacia Crown

Este trabalho literalmente brilha só de olharmos o incrível trabalho desenvolvido no digipack de luxo que é a edição física de The Last Acacia. Sonoramente, o duo liderado por Fabrício Sawaya e Heverton “Áscari” Souza não tem medo de experimentações, transitando por camadas do Doom Metal, Black Metal e o Death Metal melódico, culminando em um disco riquíssimo!

Confira a resenha completa aqui!

#02 The Ancient Pestilence – Spiritual Hate

Está aí um grande grupo que em quesito teatralidade, mixagem e produção audiovisual não deve em nada para as bandas gringas que partilham do mesmo gênero, como o Behemoth, sendo um ótimo exemplo. The Ancient Pestilence é o segundo trabalho lançado pelo Spiritual Hate, grupo advindo de Diadema, São Paulo. Aqui a chibata estrala sem dó tanto em cima do ouvinte, quanto no lombo cevado dos líderes religiosos que usam da fé para a dominação.

Confira a resenha completa aqui!

#01 Homines In Bestiales Formas – Corporate Death  

Ignorante, bruto, parrudo e um verdadeiro soco cruzado na orelha. Falar mais sobre este trabalho é estragar metade da experiência. Acople um bom par de fones de ouvido e o aumente no talo. Vai ser a dor de cabeça mais prazerosa de toda a sua vida.

Confira a resenha completa aqui!

Compartilhe!

Veja Também!