DESTAQUES, NOTÍCIAS

Os 73 anos da lenda Geezer Buttler

O ultimo domingo foi marcado pelos 73 anos de uma dos baixistas mais emblemáticos do Rock e Metal, o icônico Terry Buttler, ou Geezer, para os mais aficionados.

Esse grande mestre dos graves fez história ao lado de Tomy Iommi, Ozzy Osbourne e Bill Ward com o Black Sabbath, sendo responsável também pelas incríveis letras que permeiam parte do repertório da banda precursora do Heavy Metal.

Com o Sabbath, Geezer esteve presente todos os álbuns da fase considerada clássica do grupo, composta pelos álbuns Black Sabbath (1970) Paranoid (1970), Master of Reality (1971), Vol.4 (1972), Sabbath Bloody Sabbath (1973), Sabotage (1975), Technical Ecstasy (1976) e Never Say Die (1978).

Ele ainda gravou os clássicos Born Again (1983) com Ian Gillan assumindo os vocais, e ainda os brilhantes Heaven and Hell (1980), Mob Rules (1981) e Dehumanizer (1992) na era Ronnie James Dio. Na fase Tony Martin, o baixista gravou o bom Cross Purposes (1994), sendo essa a última contribuição do músico com o Sabbath em um disco de estúdio até o lançamento de 13 (2013). 

Geezer ao deixar o Black Sabbath em 1984 formou a Geezer Buttler Band, porém sem nenhum registro autoral. Ele ainda ingressou na banda solo de Ozzy Osbourne para realizar a turnê de divulgação do quinto disco do príncipe das trevas, No Rest For The Wicked. Em 1995 ele grava as linhas de baixo do sétimo disco de Ozzy, o irregular Ozzmosis.

Após o período de gravações, é formado o G/Z/R projeto solo do baixista, cuja sonoridade é mais focada no Heavy Metal dos anos 90, nos moldes de bandas como o Anthrax. Curiosamente, a banda fora uma das precursoras do hoje extinto Nu-Metal. Desta nova empreitada foram concebidos três trabalhos distintos, sendo eles, o álbum de estreia Plastic Planet (1995), Black Science (1997) e Ohmwork (2005).

Essas informações são apenas a ponta de um iceberg , construído anos a fio, por uma das figuras mais importantes e queridas dentro do nosso tão amado metal.  Durante a pandemia, o músico revelou a Loudwire que estava trabalhando em uma autobiografia sobre os 50 anos da banda que ajudou a consagrar.

Em nossa loja, você tem acesso a grande parte da fase clássica do Sabbath junto a mais de 1500 títulos disponíveis. Adquira os seus trabalhos preferidos clicando aqui!

 

Compartilhe!

Veja Também!