Tudo começou quando Mike Portnoy se reuniu com seus antigos companheiros de banda, John Petrucci e Jordan Rudess, para gravar Liquid Tension Experiment 3 em 2021 – o primeiro álbum do projeto instrumental desde 1999. Isso acabou levando ao seu retorno oficial ao Dream Theater em 2023. Desde então, a banda lançou Parasomnia e embarcou em uma extensa turnê mundial comemorando seus 40 anos de carreira.
Mas houve um momento específico em que Portnoy percebeu que era a hora certa de voltar? Segundo ele, em entrevista ao The Metal Voice, não exatamente:
“Não teve um momento exato, foi mais uma soma de pequenos momentos. Eu tinha me reaproximado de todos os caras em um nível pessoal, e estávamos todos muito bem resolvidos nesse sentido. Depois, voltei a me conectar musicalmente com o John Petrucci no álbum solo dele e na turnê, e mais tarde com o John e o Jordan para gravarmos o terceiro álbum do Liquid Tension Experiment. Então, foram várias pequenas etapas que acabaram me levando de volta. E agora estamos aqui.”
Quando perguntado se a ausência da formação clássica fez com que eles sentissem ainda mais falta uns dos outros, Portnoy respondeu:
“A ausência realmente faz a gente valorizar ainda mais o que tem, não tem dúvida disso. Acho que o tempo afastado nos fez perceber o quão especial é essa química entre a gente. Estamos sentindo isso agora, gravando o novo álbum e viajando pelo mundo para celebrar os 40 anos da banda. Essa formação é realmente a clássica. Criamos tantas memórias e músicas juntos ao longo dos anos, e estamos muito felizes por estarmos reunidos novamente.”
Adquira os clássicos Metropolis Pt.2 e Images and Words, junto a uma infinidade de títulos disponíveis, além de bonés, camisetas e acessórios, clicando aqui!
FONTE: METAL INJECTION