Em uma entrevista recente ao Prescription Punk Rock, Max Cavalera — ex-SEPULTURA e atualmente vocalista do SOULFLY — falou sobre como o heavy metal, talvez mais do que qualquer outro estilo musical, tem uma fama forte em relação ao comportamento e à saúde mental dos fãs. Ele disse (em transcrição do BLABBERMOUTH.NET):
“O metal é a coisa mais positiva do mundo, mas eu sei que tem uma imagem negativa. Eu entendo. Mas, quando você entra de verdade no mundo do metal, ele te transforma numa pessoa melhor. Eu acho que no metal — ou pelo menos eu espero — tem menos racismo, menos machismo, menos preconceito e mais amizade. Tem mais união. E também, como a gente faz parte de algo que é meio fora do padrão da sociedade, isso é legal. É algo único. Você sente orgulho de fazer parte de algo especial assim. E eu acho isso muito massa.”
Ele continuou:
“Quando você tá no aeroporto e vê alguém com uma camiseta de banda de metal, você já manda um ‘Pô, caralho, e aí, mano?’. A gente tem que fazer isso. É tipo nosso código… Tem gente que, mesmo sem me reconhecer, eu ainda chego e falo: ‘E aí, parceiro! Camiseta foda, mano!’. Às vezes, claro, a pessoa percebe e fala: ‘Caraca, é o Max! Bora tirar uma foto?’. Mas outras vezes, o cara nem sabe quem eu sou, e mesmo assim eu elogio porque ele tá com uma camiseta do CELTIC FROST. Eu mando: ‘Porra, irado, mano! Camiseta foda!’. Tem que valorizar.”
No mês passado, o SOULFLY se separou do baixista de longa data, Mike Leon.
Leon, que tocava anteriormente com o HAVOK, entrou no SOULFLY em setembro de 2015, substituindo Tony Campos (do STATIC-X), que havia deixado a banda em maio daquele ano.
O SOULFLY continua em turnê promovendo seu álbum mais recente, Totem, lançado em agosto de 2022 pela Nuclear Blast. O disco, que veio depois de Ritual (2018), foi gravado no estúdio Platinum Underground, no Arizona, por John Aquilino e Arthur Rizk, com assistência de John Powers. A produção ficou por conta de Max Cavalera e Arthur Rizk (que também trabalhou com KREATOR, MUNICIPAL WASTE e CODE ORANGE). O álbum conta com participações de John Powers (ETERNAL CHAMPION), Chris Ulsh (POWER TRIP) e John Tardy (OBITUARY). O próprio Rizk gravou os solos de guitarra. A arte da capa foi feita por James Bousema.
Em agosto de 2021, a banda também se separou do guitarrista Marc Rizzo por diferenças pessoais. Dino Cazares, do FEAR FACTORY, assumiu a guitarra nas turnês de 2021 e 2022.
Atualmente, o guitarrista Mike DeLeon está em turnê com o SOULFLY há dois anos. Antes disso, ele tocava na banda solo do vocalista do PANTERA, Philip Anselmo (PHILIP H. ANSELMO & THE ILLEGALS), onde entrou em 2015 substituindo Marzi Montazeri. Mais recentemente, Mike substituiu Zakk Wylde no primeiro ensaio para os shows do PANTERA em 2022.
Adquira os últimos discos lançados pelo Soulfly junto a uma infinidade de títulos disponíveis, além de bonés, camisetas e acessórios, clicando aqui!
FONTE: BLABBERMOUTH