DESTAQUES, NOTÍCIAS

Conheça o horror cósmico do Sanctifier

A literatura sempre foi uma fonte infinita de inspirações para inúmeras bandas de diferentes vertentes.  E dentro deste vasto universo literário alguns nomes sempre se sobressaíram mais que outros, como Dante Alighieri, Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft.  Este último foi o responsável por causar uma verdadeira revolução dentro das histórias de terror, com a criação de uma nova vertente literária para o gênero, o chamado Horror Cósmico.

Mas, o que diabos seria este Horror Cósmico?

Resumidamente falando, esta vertente do terror trabalha com a incapacidade humana de reconhecer o quão pequenina é a sua existência no universo, e o medo do desconhecido. Lovecraft criou um panteão de entidades vindas de outros mundos, que manipulam os seres humanos por mera diversão, através da loucura iminente que proporcionam. Se você se interessou e quer conhecer mais a fundo o Horror Cósmico, recomendo um vídeo incrível feito pelo canal Central Pandora.

Na música, especificamente no Heavy Metal, a influência de Lovecraft é vasta e permeia obras de grupos que vão de Black Sabbath (Behind The Walls of Sleep) à Craddle of Filth (Cthulhu Dawn). Para mais artistas e bandas influenciados pelo autor, recomendo o vídeo da minha amiga Ana Frans Kowiak do canal A Nômade Cósmica.

E em terras brasileiras as influências Lovecraftianas também se fazem presentes em inúmeras bandas de nosso underground, como é o caso dos natalenses do Santicfier.


Formada nos anos noventa, período que foi essencial para a proliferação do Death Metal mundo afora, com os primogênitos de bandas como Deicide, Cannibal Corpse, Entombed entre outros, as primeiras demos tapes do grupo somadas a um álbum ao vivo, prepararam o terreno para o primeiro EP Awaked By Impurity Rites lançado em maio de 2004.

Os lançamentos seguintes aconteceriam com espaços de tempo consideráveis, alternando entre compilações e splits com outras bandas. Daemoncraft foi lançado em novembro de 2012 (também conhecido como o ano do fim do mundo) enquanto Lone Wolf Syndicate veria a luz do dia em 21 de março de 2018. Inclusive, vale a pena ressaltar, que o terceiro trabalho do grupo está disponível em nossa loja em uma impecável edição em digipack. Você pode adquirir a sua clicando aqui!

Atualmente composto pelo guitarrista e principal compositor Alexandre Emerson,Jefson Souza nos vocais, Marcelo Costa na bateria e o baixista Marcos Flávio, o som do grupo é calcado no mais brutal e visceral Death Metal. Já a temática das letras trazem todo o torpor e tormento presente nos contos de Lovecraft, servindo como uma trilha sonora perfeita para uma partida de Call of Ctulhu (RPG de mesa) ou plano de fundo para uma sessão de leitura.

O registro mais recente lançado pelo Sanctifier foi o single They Come From Above lançado em 2019.

Com quase 30 anos de estrada, atualmente a banda aguarda a recuperação de Marcelo, que infelizmente sofreu um infarto em meados de março deste ano. Sem sombra de dúvidas, este é um dos grupos que merecia ainda mais notoriedade dentro de nosso cenário brasileiro. Vida longa ao Sanctifier!

Compartilhe!

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Veja Também!