Beyond Creation – Uma Aura Brilhante em Seu Primeiro Álbum

O Canadá não é uma fábrica de bandas, mas quando “produz” uma delas, é sempre chute no ângulo, só golaço. Pra citar dois exemplos, Rush e Voivod. O Beyond Creation derreteu a neve de Montreal com seu technical death metal, e rapidamente se tornou um dos maiores nomes do estilo.
Formada pelo guitarrista e vocalista Simon Girard e pelo guitarrista Nicolas Domingo Viotto, que deixou a banda antes de gravarem, substituído por Kevin Chartré. Completaram o line up Doninic “Forest” Lapointe no baixo e Guyot Bégin Benoit na batera. Gravaram no inverno de 2011 e eles mesmos lançaram por conta própria The Aura, seu primeiro álbum. Mas logo em seguida assinaram com o selo Season Of Mist, que relançou o trabalho.
The Aura está de volta ao catálogo no Brasil, lançado de maneira grandiosa pelo selo Extreme Sound. A edição tem OBI, pôster e uma faixa bônus. Um trabalho primoroso.

Uma primeira folheada no encarte, já te dá uma ideia do que se estamos falando quando dizemos technical death metal. Simon usa guitarras com 7 e 8 cordas, Kebin usa guitarra de 7 cordas e Dominic usa um baixo fretless de 6 cordas. A repercussão de The Aura levou o Beyond Creation a integrar o cast da Decibel Magazine Tour, ao lado de Cannibal Corpse, Napalm Death e Immolation.

No Request For Corrupted é uma belíssima abertura. O Beyond Creation explora muito bem os fraseados de guitarra. O baixo fretless mostra o quanto é um recurso fantástico, e parece ter encontrado seu melhor dentro do death metal. A alternância de vocais mais graves e vocais mais agudos ficaram muito bem arranjados, uma das características dessa banda.

Coexistence é um arregaço em termos de criação. As variações dessa faixa passeiam pelo progressivo, pelo jazz, sem esquecer do blast beats. Difícil apontar um destaque, todo mundo destruindo.

Chromatic Horizon é instrumental. Caso não entenda de teoria musical, o cromatismo musical é um recurso onde você pode gerar tensão, utilizando notas próximas das outras, sem intervalos entre elas. Provavelmente foi a inspiração para sua composição. Excelente.

Omnipresent Perception é o single desse álbum, e aqui você pode conferir seu clip. Tem um puta refrão, e um espetacular solo de baixo.
https://www.youtube.com/watch?v=GRK_M1vJXfQ

Injustice Revealed começa groovada. Talvez seja o melhor trampo de guitarra do álbum. Uma aula de fraseados.

Talvez você não saiba, mas no Canadá existem 2 idiomas oficiais, o inglês, logicamente, e o francês. Le Detenteur tem letra escrita no língua de Napoleão, e funcionou muito bem. Um puta death metal que começa arregaçando, e segue assim até o final.

Forest toca a introdução da faixa título The Aura. Me tornei fã desse baixista. E não é à toa que deu nome ao álbum. Aqui você encontra todos os predicados do Beyond Creation, criatividade, arranjos exuberantes, e técnica, muita técnica.

Social Disability é daquelas faixas esfola palheta. Um grande trabalho guitarra/bateria, enquanto o baixo enriquece o arranjo.

Elevation Path é outra faixa instrumental, que paga pedágio para o progressivo. O arranjo de bateria, privilegiando o aro da caixa fez toda diferença.

Tapping e blast beats abrem The Deported, que possui um arranjo trabalhadíssimo, com variações fantásticas. Uma puta faixa para encerrar esse grande álbum.

Como bônus track temos a versão demo de Injustice Revealed. Muito interessante notar com a faixa foi refinada em termos de produção para se chegar na versão do álbum. Mas mesmo em versão demo, já se nota o quanto é complexo o trabalho dessa banda.

Beyond Creation é uma banda incrível. The Aura é seu primeiro álbum, que foi gravado pela própria banda, antes de ter uma gravadora. Um trabalho monstruoso, com elevado nível técnico, criatividade, arranjos, simplesmente espetacular.

The Aura é uma benção para os amantes do technical death metal. Um disco que agrada músicos, mas também agrada muito quem não é. Está na medida certa, sem exageros. Realmente o Beyond Creation vai além da criação.

Essa edição está limitada em 300 cópias. Não perca tempo.

 

Compartilhe!

Veja Também!